logotipo da APDSIAssociação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação

Está aqui:Atividades >> detalhe de atividades

Portugueses mais satisfeitos com as compras online

WWW
 
Os portugueses estão a reclamar menos das compras que fazem online. Em 2016, a Direção Geral do Consumidor recebeu 258 reclamações relacionadas com o comércio eletrónico, um número inferior ao de 2015, quando chegaram 334 queixas, entre janeiro e outubro.
 
Registados desde 2010, só em 2011 os número se tornaram expressivos com 362 reclamações feitas. Em 2012 houve um acréscimo de 7,7%, para as 390 queixas, ainda mais acentuado em 2013, de 50,3%, para as 586.

As queixas têm vindo a decrescer desde 2015, mas o principal motivo de queixa vai para a falta de entrega dos produtos comprados ou a não prestação do serviço contratado. Em segundo lugar estão a reclamações relativas a bens com defeito.

Segundo a Direção-Geral do Consumidor, os dispositivos móveis foram os que mais queixas geraram em 2016, seguindo-se os acessórios e artigos de vestuário de adulto e criança.

A Plataforma de RLL, criada ao nível europeu, tem vindo a revelar-se um meio de resolver problemas fácil e rápido.

Em 2014, o Grupo de Negócio Eletrónico da APDSI já alertava para o número de queixas sobre as compras online e, principalmente, a elevada taxa de desistências que se verificavam no momento de finalização da compra.

Observações

Publicado em Jan 27, 2017 , por APDSI em Categoria: Notícias

Partilhar

Documentos produzidos