logotipo da APDSIAssociação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação

Está aqui:Atividades >> detalhe de atividades

APDSI aborda temática da robotização na conferência sobre "Desafios Sociais e Tecnológicos na Conceção de Robôs"

Desafios Sociais e Tecnologicos na Concecao de Robos
 

A APDSI organizou a conferência intitulada “Desafios Sociais e Tecnológicos na Conceção de Robôs”, a 24 de maio, no Auditório Lispólis - Pólo Tecnológico de Lisboa, na estrada do Paço do Lumiar, sob coordenação de Luís Vidigal, presidente da Direção da Associação.

Manuela Veloso, professora da Carnegie Mellon University e co-fundadora da RoboCup Federation, foi a keynote speaker do evento.

Manuela Veloso da CMU

Nos últimos anos, a evolução acelerada da inteligência artificial e da robótica trouxe consigo impactos de natureza social e económica, nomeadamente no domínio do emprego, das relações laborais, das competências, da aprendizagem, da ética, da criação de valor, da fiscalidade e da sustentabilidade do estado social.
 
O relacionamento homem-máquina, o trans-humanismo, a singularidade e a autodeterminação dos robôs levantam novos desafios à sociedade e às políticas públicas para os quais os governos não estavam preparados.
 
Com esta conferência pretende-se obter uma visão internacional sobre os paradigmas que se colocam à robótica, bem como a sua representação no ar, em terra e no mar, nas suas mais variadas vertentes de interação social.
 
A participação foi alargada por videoconferência em múltiplos auditórios e salas em todo o país e em comunidades portuguesas no estrangeiro.
 
Leia a notícia completa.
 
Apoio robotica
 

Observações

Publicado em Mai 4, 2017 , por APDSI em Categoria: Sociedade

Partilhar

Documentos produzidos

  • icone para PDF
    Programa da conferência "Desafios Sociais e Tecnológicos na Conceção de Robôs"
  • icone para PDF
    Notícia
    Manuela Veloso no workshop da APDSI: «Não estamos habituados a ver robôs a andarem ao nosso lado como se fossem pessoas ou animais».