logotipo da APDSIAssociação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação

Está aqui:Atividades >> detalhe de atividades

FCT abre concurso para prevenção de fogos florestais

fogos
 
A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) abriu um concurso para o financiamento de projetos de investigação orientados para a prevenção e combate de incêndios florestais. O processo de candidatura decorre até 28 de fevereiro.
 
Segundo a FCT, o concurso (o primeiro de três) enquadra-se no "Programa mobilizador de I&D para a prevenção e combate de incêndios florestais, aprovado na Resolução do Conselho de Ministros de 21 outubro de 2017. O concurso tem com objetivo promover a investigação científica e a inovação, fortalecendo competências e capacidades científicas e técnicas, garantindo a apropriação e incorporação de conhecimento científico no apoio à decisão em sistemas operacionais, assim como a produção de novos conhecimentos orientados para a solução de problemas".
 
As áreas de investigação incluem a governação dos recursos florestais, a gestão do fogo e comportamento de fogos extremos, meteorologia, previsão e gestão do risco.
 
O programa resulta das recomendações do relatório da Comissão Técnica Independente que investigou os incêndios de Pedrógão Grande, esclarece a Fundação.
 
Há vários anos que a gestão do território nacional é uma das preocupações da APDSI. Em outubro deixámos 11 propostas de ação sobre a gestão integrada da informação do território português.

Observações

Publicado em Jan 4, 2018 , por APDSI em Categoria: Notícias

Partilhar

Documentos produzidos