logotipo da APDSIAssociação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação

Está aqui:Atividades >> detalhe de atividades

Robôs podem roubar cinco milhões de empregos

robos
 
A automatização pode vir a roubar cinco milhões de empregos e afetar 800 milhões de pessoas nos próximos 13 anos.
 
As contas foram feitas num estudo do Fórum Económico Mundial que também aponta para o crescimento da desigualdade salarial entre homens e mulheres nos setores tecnológicos de 15 economias globais líderes. Sem surpresa, as mulheres serão as mais afetadas nesta nova revolução tecnológica - já chamada de 4.ª Revolução Industrial.
 
Por outro lado, o estudo "Towards a Reskilling Revolution: A Future of Jobs for All", prevê que cerca de 95% dos trabalhadores afetados vão conseguir um novo emprego se passarem por processos de requalificação.
 
A 48.ª reunião anual do Fórum Económico Mundial realizou-se em Davos-Klosters de 23 a 26 de janeiro e o tema deste ano é "Criar um futuro partilhado num mundo fracturado".
 
Em 2014, a CIONET e a Comissão Europeia, em colaboração com a APDSI, APDC, TICE.PT e ISACA, organizaram, a Grand Coalition for Digital Jobs Summit. Um dos principais temas da cimeira passou pela contradição entre a existência, em Portugal, de um elevado grau de desemprego, e em particular entre os jovens, e o aumento da falta de competências no sector das TIC.

Observações

Publicado em Fev 1, 2018 , por APDSI em Categoria: Notícias

Partilhar

Documentos produzidos