logotipo da APDSIAssociação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação

Está aqui:Atividades >> detalhe de atividades

Prémio "Personalidade da Sociedade da Informação" do ano 2003: Francisco Godinho

Francisco Godinho, professor da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) e engenheiro de reabilitação, foi responsável por várias iniciativas com vista ao desenvolvimento de conteúdos para a Internet acessíveis para as pessoas com deficiência. 
Francisco Godinho ficou conhecido principalmente por ter sido o responsável pela Petição pela Acessibilidade da Internet Portuguesa, que foi aprovada em 30 de Junho de 1999 pela Assembleia da República. Mas este delegado do Information Society Technologies Committee (ISTC) da Comissão Europeia, organizou ainda iniciativas como as ciber-enfermarias ou mais recentemente o projecto de desratização do software. No seu site Acessibilidade.net, pode-se ficar a par de todos as questões mais importantes e recentes ligadas a esta temática. 
Apresentou ao Governo e à Alta Autoridade para a Comunicação Social uma proposta de criação de um canal de televisão para conteúdos adaptados a necessidades especiais na rede de Televisão Digital Terrestre. 
Francisco Godinho tem desenvolvido trabalhos ao nível das acessibilidades, procurando que as novas tecnologias melhorem substancialmente a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Entre diversas iniciativas, contam-se as seguintes: promoveu o debate nacional sobre a acessibilidade da Televisão Digital Terrestre realizada por cidadãos com necessidades especiais; promoveu a campanha "Uma ciber-enfermaria em cada Hospital"; promoveu a criação do serviço Marco Electrónico de Correio Braille; promoveu a criação da Aliança Nacional para a Acessibilidade ao Software.

Observações

Publicado em Set 24, 2003 , por APDSI em Categoria: Prémio Personalidade

Partilhar

Documentos produzidos

  • icone para PDF
    Folheto do prémio 2003