logotipo da APDSIAssociação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação

Está aqui:Atividades >> detalhe de atividades

Olimpíadas Nacionais de Informática (edição 2013)

IOI_2013_Australia

A APDSI promove a realização das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI) e a participação portuguesa nas Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI). A 25ª Olimpíada - IOI 2013 - realiza-se este ano na cidade de Brisbane, Austrália, de 6 a 13 de julho de 2013.

Portugal estará presente de novo, em conjunto com cerca de 80 outros países. A APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação - promoverá a participação da representação portuguesa nesta 25ª edição das IOI.

As Olimpíadas Internacionais de Informática, IOI - International Olympiad in Informatics - são uma das seis Olimpíadas da Ciência. A primeira edição das IOI teve lugar em Pravetz, Bulgária, em 1989, com o apoio da UNESCO e desde então têm-se realizado todos os anos.

O objetivo principal das IOI é estimular o interesse dos jovens - estudantes do ensino secundário - pela informática e pelas tecnologias da informação e os seus vencedores, em cada ano, pertencem ao grupo dos melhores jovens cientistas mundiais no domínio da Informática.

A classificação obtida nas provas de qualificação, que decorreram via Internet, foi atribuída automaticamente pelo sistema em função do número de testes avaliados corretamente pelos programas submetidos pelos concorrentes e validada por um júri nacional, nomeado pela organização, o qual também desempatou os casos em que isso foi necessário, observando a qualidade da programação. Dos melhores concorrentes da primeira fase foram selecionados 28 que participarão presencialmente na prova final. Os resultados oficiais estão publicados no site oficial das Olimpíadas da Informática.

A prova final é individual e será realizada nas instalações do Departamento de Ciência de Computadores na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto na próxima sexta-feira, dia 3 de maio.

Os concorrentes mais bem classificados na prova final poderão ser selecionados para participarem num estágio de formação, a realizar em junho de 2013, no final da qual serão escolhidos quatro, para participarem, em representação de Portugal, nas IOI.

Esta participação será patrocinada, como sucedeu nas edições anteriores, por entidades, instituições e empresas portuguesas de acordo com o regulamento internacional das IOI.

Observações

Publicado em Mar 20, 2013 , por APDSI em Categoria: Educação

Partilhar

Documentos produzidos

  • icone para PDF
    Regulamento das Olimpíadas
    ONI 2013