logotipo da APDSIAssociação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação

Está aqui:Atividades >> detalhe de atividades

A importância das medidas do GPTIC vistas pelo GRAP

Gráfico

A importância das medidas do GPTIC (Grupo de Projeto para as Tecnologias de Informação) foi avaliada no âmbito do GRAP - Grupo de Reflexão da Administração Pública da APDSI.
No questionário, ao qual responderam 55 dos 90 membros do grupo, conclui-se que a utilização das TIC deve ser usada para potenciar a mudança e modernização administrativa. A definição e implementação da governance das TIC na Administração Pública (AP) foi apontada por 60% dos inquiridos como o caminho para a melhoria dos mecanismos de governance ao mesmo tempo que as TIC são apontadas por 76,4% dos participantes como potenciadoras da mudança e da modernização administrativa para interoperabilidade na AP.

Em resposta à pergunta "Se tivesse que privilegiar duas de cinco das medidas do GPTIC relativas à implementação de soluções TIC comuns", a escolhida por 63,6% foi catalogação, partilha e uniformização de software do Estado (63,6%) a par de Cloud Computing na AP (58,2%).

No estímulo ao crescimento económico, uma administração aberta com novos canais de atendimento foi a área privilegiada.

Nas questões finais comparam-se as perspetivas dos responsáveis dos setores público e privado. Pode consultar as conclusões em detalhe no documento em anexo.

Gráfico

De recordar que no ano passado a resolução de Conselho de Ministros introduziu mudanças significativas na estrutura e organização do GPTIC que tinham sido inicialmente aprovadas em novembro de 2011. Na sequência dessas alterações, o papel da AMA, Agência para a Modernização Administrativa, ganha um novo destaque, na gestão operacional do plano, no apoio logístico e administrativo e mesmo nos encargos que o GPTIC venha a assumir.

Observações

Publicado em Out 15, 2013 , por APDSI em Categoria: Governação e Adm. Pública

Partilhar

Documentos produzidos

  • icone para PDF
    A importância das medidas do GPTIC vistas pelo GRAP
    Consulte ou descarregue, à direita, o questionário completo.