logotipo da APDSIAssociação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação

Está aqui:Atividades >> detalhe de atividades

17.ª Tomada de Posição do Grupo de Alto Nível da APDSI: "Internacionalização das TICs - Impacto das Medidas 23 e 24 do PGE"

internationalization
 
O Grupo de Alto Nível (GAN) da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI) apresentou publicamente a sua 17.ª Tomada de Posição com o tema "Internacionalização das TICs - Impacto das Medidas 23 e 24 do PGE".


A exposição decorreu no Auditório do CIUL - Centro de Informação Urbana de Lisboa, no Picoas Plaza, a 14 de maio de 2015. Leia ou descarregue, à direita, a notícia, a apresentação e o estudo.

17 GAN APDSI

Com o arrefecimento da economia nacional a partir do início da crise financeira, era de esperar que a Indústria Nacional de TIC se visse na contingência de procurar novos negócios em novas geografias, para permitir sustentar o mesmo nível de valor produzido. É importante lembrar que o consumo de tecnologias de informação em Portugal está fortemente concentrado em três grandes setores: Financeiro, Telecomunicações e Setor Público que, por razões que hoje são fáceis de explicar, reduziram fortemente o investimento nestes últimos anos.

O eventual sucesso em estratégias de diversificação, particularmente no investimento em novos mercados/geografias, pode ter sido determinante na sobrevivência de muitas das PMEs nacionais e consequentemente na salvaguarda de muitos postos de trabalho.

Uma das formas mais eficazes de internacionalizar é através da exportação de conhecimento, tecnologias e soluções gerados e consolidados no mercado nacional, por isso o GAN recomenda sobre a medida M24 - Internacionalização de metodologias, soluções TIC e conhecimento público: «fomentar a valorização de potenciais parcerias entre a indústria nacional e os organismos da AP sempre que se esteja perante oportunidades de exportação de tecnologias, soluções e conhecimento criados em Portugal».

Para uma avaliação mais sustentada da importância e impacto da Medida 24 e da diplomacia económica no negócio das empresas Portuguesas, foi elaborado um inquérito online, enviado para as 1000 maiores empresas do setor das TIC. Na apresentação de dia 14 foi revelado o resultado do inquérito, bem como algumas recomendações relevantes para a internacionalização deste setor.

PROGRAMA

17h30 - Receção dos Convidados
18h00 - Intervenção do presidente da APDSI, Dr. Raúl Mascarenhas
18h10 - Apresentação da 17.ª tomada de posição
18h45 - Encerramento e cocktail

Observações

Publicado em Mai 4, 2015 , por APDSI em Categoria: APDSI

Partilhar

Documentos produzidos

  • icone para PDF
    icone para link
    icone para visualizar conteúdo
    Apresentação da 17.ª Tomada de Posição do GAN
    Internacionalização das TICs - Impacto das Medidas 23 e 24 do PGE. Apresentação de João Matias.
  • icone para PDF
    17.ª Tomada de Posição do GAN
    Documento final com as conclusões, análises e recomendações do GAN
  • icone para PDF
    17.ª Tomada de Posição do Grupo de Alto Nível da APDSI
    A 17.ª Tomada de Posição do GAN teve por base um inquérito dirigido, em Julho de 2013, às 1000 maiores empresas nacionais de TI’s, do qual resultaram 73 respostas válidas.