logotipo da APDSIAssociação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação

Está aqui:Sobre nós >> Estrutura Organizativa

Estrutura organizativa

1 - Direção

1.1 - Presidente


Luís VidigalLuís Vidigal Rosado Pereira

Presidente da Direção da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da informação - desde março de 2017.

Licenciado em Gestão de Empresas e em Ciências Sociais e Políticas, doutorando em Administração Pública; é consultor nacional e internacional nas áreas de e-Government e IT Governance, foi fundador e membro da Direção da APDSI durante 15 anos, pertence ao Conselho Coordenador da SEDES, Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, foi presidente do itSMF Portugal, Associação Portuguesa de Gestores de Serviços de TI e foi membro da direção do ICA, International Council for IT in Government Administration. Desempenhou cargos de direção de topo na Administração Pública ao longo de 39 anos nos domínios da modernização administrativa, tributárias e das tecnologias da informação.

Foi perito convidado da OCDE e consultor da União Europeia e do Banco Mundial em numerosas missões em vários países. Possui longa experiência como docente convidado no ensino superior e em formação profissional nas suas áreas de especialidade. Foi conferencista em centenas de eventos realizados em mais de vinte países e é autor de numerosos trabalhos publicados em Portugal e no estrangeiro.

1.2 - Vogais

Ana Neves

Ana Neves

Membro da Direção da APDSI desde março de 2017.

Licenciada em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra. É consultora em gestão de conhecimento, aprendizagem organizacional, mudança cultural e redes sociais. É membro do Conselho Geral e coordenadora do Grupo de Trabalho Web 2.0 da APDSI. Criou o KMOL e é co-autora de dois livros sobre gestão de conhecimento.

É responsável pelo Cidadania 2.0 e pelo Social Now. Foi Knowledge Network Manager no Ministério de Saúde britânico e Cultural Change Manager num grande banco inglês. Há muitos anos que se mantém apaixonada pela forma como as pessoas criam conhecimento em conjunto e pelo papel que a tecnologia pode ter nesse processo, quer seja nas organizações ou na sociedade em geral.


Francisco_TomeFrancisco de Matos Tomé

Nascido em Lisboa a 23 de março de 1952 é licenciado em Engenharia Eletrotécnica, Ramo de Telecomunicações, pelo IST e Mestre em Métodos Matemáticos para Economia e Gestão de Empresas do ISE da Universidade Técnica de Lisboa.

É responsável pelo Gabinete de Análise Estratégica da Direção de Estratégia e Produtos da PT Comunicações tendo ocupado diversos cargos de gestão nesta empresa. É também docente do Departamento de Física do IST desde 1978.

Em julho de 1996 foi nomeado membro do núcleo permanente da Equipa de Missão para a Sociedade da Informação em Portugal, mandato que exerceu até março de 2000. Tem sido, por diversas vezes, ao longo da sua atividade profissional, representante em diversos organismos internacionais.



Henrique MamedeHenrique Mamede

Membro da Direção da APDSI desde março de 2017.

Doutorado em Tecnologias e Sistemas de Informação (Ramo Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação) pela Universidade do Minho; é mestre em Informática (Computação Móvel) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; é licenciado em Engenharia de Informática pela COCITE;

É professor auxiliar da Universidade Aberta, no Departamento de Ciências e Tecnologia. Leciona no ensino superior universitário desde 1994, tendo exercido docência em várias universidades e escolas de ensino superior. É membro do programa científico de várias conferências e revisor da Revista de Ciências da Computação da Universidade Aberta;

É investigador/colaborador sénior do INESC TEC; É membro da direção da Ordem dos Engenheiros, Colégio de Informática. Foi membro fundador e da direção da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação; Tem exercido funções como consultor independente em sistemas e tecnologias de informação, em projetos de média e grande dimensão, quer para organizações privadas, quer públicas; Faz advisory em estratégia na área das tecnologias para grandes organizações nacionais; É empreendedor nas áreas da Internet-of-Things e Smart Cities.


Lopes CostaJosé Alberto Lopes Costa

Membro da Direção da APDSI desde março de 2017.
 
Doutorado pela Universidade da Extremadura, licenciado pela Universidade Técnica de Lisboa, empreendedor, professor no Instituto Superior de Gestão e no Instituto de Novas Profissões (responsável por cadeiras aos níveis da licenciatura e mestrado e orientador de teses) e consultor nas áreas da Estratégia, do Marketing e da conceção e desenvolvimento de modelos de negócio, nomeadamente no apoio a projetos de empreendedorismo.
 
Co-coordenador e autor de um capítulo do livro Excelência Organizacional, editado pela Bnomics. Presidente do Conselho Fiscal da APDSI - Associação para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Ao longo da vida profissional exerceu cargos de direção em várias empresas privadas e públicas e, paralelamente, foi docente universitário em diversas universidades públicas e privadas. Foi também Presidente do Conselho Fiscal da ANDC – Associação Nacional de Direito ao Crédito e do CISV - Children's International Summer Villages.


Ricardo AndorinhoRicardo Andorinho

Membro da Direção da APDSI desde março de 2017.

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE-IUL, Pós-graduado em Finanças e Controlo Empresariais, Especializado na área do Empreendedorismo, pelo Centro Europeo de Inovación de Navarra (CEIN); Membro do Conselho Geral da APDSI; Sócio fundador da MBUintelligence (2004), que se dedica ao estudo e à criação de soluções que permitem influenciar 40% do desempenho corporativo.
 
Especialista em EDM - "Enterprise Decision Making” e Monitorização da Gestão Corporativa. Implementa o conceito de Business Intelligence através da análise de redes sociais; Foi atleta de andebol, representando o Évora Andebol Clube, Sporting Clube de Portugal e Portland San Antonio, com mais de 150 jogos internacionais ao serviço da seleção nacional portuguesa. Vice-presidente da Federação de Andebol de Portugal; Autor do livro "Gestão de Alta Competição".
 

Vitor SantosVítor Santos

Membro da Direção da APDSI desde março de 2017.

Professor Auxiliar Convidado no NOVA Information Management School (NOVA IMS) da Universidade Nova de Lisboa e na Universidade Europeia; É Licenciado em Engenharia Informática pela Cocite, pós-graduado em Ciências da Computação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade do Minho, DEA em Sistemas e Tecnologias da Informação pela Universidade do Minho, Especialista em Informática pelos Institutos Politécnico da Guarda, Viseu e Castelo Branco e Doutorado em Sistemas e Tecnologias de Informação pela Universidade do Minho;

Encontra-se, neste momento, a concluir um segundo Doutoramento, em Cultura e Comunicação, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Apesar de atualmente a ocupação principal ser o ensino universitário na área da informática, tem uma experiência profissional na indústria de software de mais de 20 anos.

Desempenhou durante quase uma década a função Academic Computer Science Program Manager na Microsoft Portugal, sendo responsável por desenvolver ações de ajuda à investigação, inovação e ensino nas Universidades Portuguesas; Antes disso ocupou posições de gestão em empresas do Banco Santander e desenvolveu atividades de engenharia informática; Integra vários comités científicos de conferências nacionais e internacionais e é autor de diversos artigos académicos.

 

2 - Mesa da Assembleia Geral

2.1 - Presidente

Jose Dias CoelhoJosé Joaquim da Silva Dias Coelho (Presidente da Direção da APDSI até março de 2014)

Diretor-Geral da APDSI de 2007 a março de 2014.

Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Nasceu em 1949, obteve a Licenciatura em Matemática Aplicada, pela Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, "Ph.D." pela Universidade de Leeds, Inglaterra e Agregação pela Faculdade de Economia, Universidade Nova de Lisboa.

Foi Presidente da 'Missão para a Sociedade da Informação' (1996-2000). Pertenceu à Comissão Instaladora do ISEGI - Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, Universidade Nova de Lisboa (1990-1996) e foi Presidente do seu Conselho Científico (1995-1996).
 
Sócio fundador e membro da primeira direção da DECO - Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor. É membro do Lions Clube Lisboa Mater. Autor de mais de 60 publicações em revistas internacionais de sistemas de informação, investigação operacional e planeamento urbano e regional.
 

2.2 - Secretária

Ana Maria EvansAna Maria Evans

Ana Maria Evans nasceu em Lisboa, em 1967, é licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa (1991), Mestre em "International Relations" pela University of San Diego, California (1995) e Doutorada, com distinção, em "Government", pela Georgetown University, Washington D.C. (2003).

A sua tese de Doutoramento, orientada por Peter A. Hall (Harvard University) e Thomas Banchoff (Georgetown University), analisou novos modelos de governação setorial, implementados por iniciativa de associações empresariais, através de estratégias políticas e de gestão centralizadas que tornam possível assegurar, ao nível coletivo, a modernização e competitividade de pequenas empresas que não dispõem individualmente dos recursos e instrumentos necessários para fazer face à competição global.

Entre 2005 e 2007 foi Professora Auxiliar no Mestrado em Políticas Públicas e Administração (MPA/UNL), programa desenvolvido pela Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, com o apoio da School of International and Public Affairs, Columbia University.

3 - Conselho Fiscal

3.1 - Presidente

Pedro SoutoPedro Manuel Natário do Nascimento Souto

Licenciado em organização e gestão de empresas pelo ISCTE em 1984, na condição de trabalhador estudante. Frequentou os programas executivos: GSMP - Global Senior Management Program (University of Chicago Booth / Instituto da Empresa, Londres / Madrid) em 2009; Strategy Masterclass (Templeton University, Oxford) em 2001; PAME - Programa Avançado de Marketing para executivos (Universidade Católica, Lisboa) em 1998.

Ao longo de 37 anos de vida profissional desempenhou funções técnicas e de gestão para empresas nacionais e multinacionais, nas áreas de estratégia, comercial, logística, sistemas de informação e financeira.

Nos últimos 25 anos desenvolveu a atividade de consultoria de gestão na Price Waterhouse, na Roland Berger, na PwC Consulting e na S-CA de que foi fundador. O foco principal da sua atividade tem sido o desenvolvimento de complexos programas de transformação organizacional e de negócios. Exerceu atividade docente nas disciplinas de estratégia de e-business e de e-government em pós-graduações no INDEG e ISCEM.
 

3.2 - Vice-presidente

Antonio Fernando Vasconcelos da CunhaAntónio Fernando Vasconcelos da Cunha

Nasceu no Porto, em 1943, onde iniciou os estudos e concluiu a Escola Industrial Infante D. Henrique e o Instituto Industrial do Porto. Em 1963, ingressou na Escola Naval e, em 1967, graduou-se na especialidade de engenheiro maquinista naval. Após cerca de três anos embarcado, ingressou no Massachusetts Institut of Technology onde obteve os graus de Ocean Engineer and Master of Science in Naval Architecture and Marine Engineering. Transferido para a especialidade de engenheiro construtor naval, prestou serviço na Inspeção de Reparação de Submarinos, no Arsenal do Alfeite, até 1976.

Tendo deixado a Marinha, ingressou na Rinave Portuguesa onde desempenhou funções de chefe de departamento de novas construções, após um ano de estágio na sociedade classificadora Det norske Veritas, em Oslo. Foi consultor naval e industrial, auditor da qualidade em regime de profissão liberal e assistente convidado no Curso de Engenharia Naval do Instituto Superior Técnico. MBA pela Universidade Nova de Lisboa, em 1983, foi designado, sucessivamente, vogal do Conselho de Administração da Docapesca, onde coordenou a modernização de infra-estruturas, equipamentos e informatização da venda em leilão nas lotas de nova geração, vogal do Conselho de Administração das Companhias Reunidas de Congelados e Bacalhau e da Sociedade Frigorífica de Peniche.

Foi presidente do Instituto de Gestão Informática e Financeira da Saúde, representante do Ministério da Saúde na Comissão de Contas junto da Comissão Administrativa para a Segurança Social dos Trabalhadores Migrantes da UE, assessor do Secretário de Estado da Saúde, coordenador da Comissão de Acompanhamento da Intervenção Estratégica para o Desenvolvimento da Telemedicina, representante do Ministério da Saúde na Missão para a Sociedade da Informação, membro da task-force para o ano 2000 do Ministério da Saúde e assessor do Conselho da Administração do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais nas áreas de sistemas de informação e qualidade. Regressou à Marinha, em 2002, para desempenar as funções de Diretor adjunto do Diretor do Arsenal do Alfeite, responsável pela coordenação das reparações de submarinos e navios de superfície, pelas áreas de Informática e Laboratórios, e pelo projeto de implementação do Sistema da Qualidade, que conduziu à certificação do estaleiro.

Sócio fundador da Associação para o Desenvolvimento da Telemedicina e da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, integra os Órgãos Sociais desta Associação e o respectivo Grupo Permanente de Estudos da Saúde. Assinou artigos sobre Telemedicina, em publicações nacionais e estrangeiras.

3.3 - Vogal

Luís Neto Galvão

 

4 - Conselho Geral

4.1 - Presidente da Mesa da Assembleia Geral

José Joaquim da Silva Dias Coelho (Presidente da Direção da APDSI até março de 2014)

4.2 - Membros da Direção

4.3 - Anteriores Presidentes da Mesa da Assembleia Geral

Raul Manuel Gouveia Bordalo Junqueiro (falecido)

4.4 - Anteriores Presidentes da Direção

José Joaquim da Silva Dias Coelho (de 2007 até março de 2014)

Raul José Fonseca Mascarenhas (de março de 2014 a março de 2017)


5 - Delegação Norte

5.1 - Coordenador

Luís Amaral

5.2 - Vice-Coordenadores

Luís Borges Gouveia
Ramiro Gonçalves

 

6 - Membros do Conselho Geral

Composição decorrente da aprovação em Assembleia Geral de 04 de abril de 2017.


7 - Secretariado

Bruna André Martins


8 - Comunicação

Daniela Azevedo e Abreu da Silva Ferreira


Página atualizada em 11-04-2017