logotipo da APDSIAssociação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação

Está aqui:Sobre nós >> Estrutura Organizativa

Estrutura organizativa

1- Direção

1.1- Presidente


Raul MascarenhasRaul José Fonseca Mascarenhas

Presidente da Direção da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da informação.

Com formação em Estratégias Negociais e Gestão, Raúl Mascarenhas tem múltiplas graduações pela Harvard Law School, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e pela Stanford University Graduate School of Business.

Durante 15 anos foi sócio da Andersen Consulting/Accenture, tendo sido, depois, Chief Operating Officer nos CTT entre 2005 e 2007. Foi, ainda, Chief Executive Officer na Logica/ Edinfor (hoje CGI). De abril de 2008 a junho de 2010 foi Partner da consultora Deloitte, empresa de prestação de serviços de auditoria, consultoria fiscal, consultoria e corporate finance nos mais diversos setores de atividade.

Até março de 2013 Raul Mascarenhas foi Presidente do Conselho de Administração da SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. Atualmente é administrador e responsável por Markets a nível mundial na Wedo Technologies.

1.2- Vogais


Francisco_TomeFrancisco de Matos Tomé

Nascido em Lisboa a 23 de março de 1952 é licenciado em Engenharia Eletrotécnica, Ramo de Telecomunicações, pelo IST e Mestre em Métodos Matemáticos para Economia e Gestão de Empresas do ISE da Universidade Técnica de Lisboa.

É responsável pelo Gabinete de Análise Estratégica da Direção de Estratégia e Produtos da PT Comunicações tendo ocupado diversos cargos de gestão nesta empresa. É também docente do Departamento de Física do IST desde 1978.

Em julho de 1996 foi nomeado membro do núcleo permanente da Equipa de Missão para a Sociedade da Informação em Portugal, mandato que exerceu até março de 2000.

Tem sido, por diversas vezes, ao longo da sua atividade profissional, representante em diversos organismos internacionais.


Joao TavaresJoão António Martins Tavares

Membro da Direção da APDSI desde março de 2012.

É Mestre em Ciências Empresariais pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), ramo de Sistemas de Informação para Gestão, com tese sobre o tema "Gestão da Informação"(1991); possui ainda as licenciaturas em Organização e Gestão de Empresas, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa (1988) e em Ciências Militares, Ramo de Administração Naval, pela Escola Naval (1983).

Foi Oficial da Marinha de setembro 1983 a setembro 1991.

Foi colaborador da Accenture em Portugal de setembro de 1991 a novembro de 2010. É Técnico Oficial de Contas, inscrito na Câmara respetiva, e membro da Ordem dos Economistas. Exerce atividades como voluntário na Associação Terra dos Sonhos e no Conselho Português para os Refugiados.


Jose Gomes AlmeidaJosé Manuel Gomes Almeida

Licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico.

Há mais de três décadas que a sua atividade profissional se desenvolve em relação direta com Sistemas e Tecnologias de Informação e Comunicação.

Desempenhou diferentes funções em organizações e ambientes variados, e em diferentes níveis de responsabilidade - tanto no setor público como no setor privado.

É atualmente quadro superior da Caixa Geral de Depósitos S.A., desempenha atualmente funções na SOGRUPO SI (ACE do Grupo CGD). Organizou e conduziu várias ações de formação - em ambiente académico e em ambiente profissional.

É sócio fundador da APDSI, e é atualmente membro da sua Direção.

Ddr_Luis_Vidigal
Luís Filipe Vidigal Rosado Pereira

Licenciado em Ciências Sociais e Políticas. Vogal do Conselho de Direcção do Instituto de Informática do Ministério das Finanças e da Administração Pública; Fundador e Membro da Direcção da APDSI; Foi dirigente de topo nas áreas tributárias e da modernização administrativa; Docente convidado de alguns estabelecimentos de ensino superior e profissional; Participou como conferencista, perito e consultor em numerosas missões internacionais nas áreas de e-Government e é autor de numerosos trabalhos publicados no país e no estrangeiro.


 


Professora Maria Helena MonteiroMaria Helena Gonçalves Costa Ferreira Monteiro

Membro da Direção da APDSI desde 2012.

Professora Auxiliar do Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade de Lisboa desde 2011. É Vice-Presidente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas desde Maio de 2012.

Nasceu em 1951, obteve a Licenciatura em Matemática Aplicada, pela Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa e Doutoramento em Ciências Sociais na especialidade de Administração Pública pela Universidade Técnica de Lisboa em janeiro de 2011.

Foi Partner da Ernst & Young Portugal - Consultoria de Gestão e Vice-Presidente da CapGemini e Ernst & Young até 2002 com especialidade em áreas de IT-effectiveness, inovação tecnológica e organizacional e CRM.

Foi Chefe de Divisão da área de Processamento de Dados nos Serviços do Imposto sobre o Valor Acrescentado da Direção Geral de Contribuições e Impostos de 1986 a 1989, ano em que ingressa na Consultoria de Gestão da Ernst & Young. Foi Chefe de Projetos no Instituto de Informática do Ministério das Finanças desde 1978, na área de Desenvolvimento de Aplicações da área Fiscal. É autora de vários artigos e publicações.


Luis_Pinto

Luís Manuel Ferreira Pinto

Director-Geral da Direção Geral de Informática Tributária e Aduaneira desde janeiro de 2006.

Com atividade profissional na área das Tecnologias da Informação desde 1973, tendo desempenhado funções técnicas e diretivas em vários setores de atividade - Indústria de Defesa, Banca e Serviços Financeiros, Administração Pública e Consultoria.

Entre 2004 e 2005 foi assessor de membros do Governo para a área das Tecnologias da Informação nos Ministérios das Finanças e da Saúde.

2- Direção Geral


Jose Dias CoelhoJosé Joaquim da Silva Dias Coelho

Diretor-Geral da APDSI de 2007 a março de 2014

Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Nasceu em 1949, obteve a Licenciatura em Matemática Aplicada, pela Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, "Ph.D." pela Universidade de Leeds, Inglaterra e Agregação pela Faculdade de Economia, Universidade Nova de Lisboa.

Foi Presidente da 'Missão para a Sociedade da Informação' (1996-2000). Pertenceu à Comissão Instaladora do ISEGI - Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, Universidade Nova de Lisboa (1990-1996) e foi Presidente do seu Conselho Científico (1995-1996).

Sócio fundador e membro da primeira direção da DECO - Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor. É membro do Lions Clube Lisboa Mater. Autor de mais de 60 publicações em revistas internacionais de sistemas de informação, investigação operacional e planeamento urbano e regional.

eng.antonio_joao_simoes_monteiroEm memória do Eng.º António João Varela Simões Monteiro (1943 - 2007)

Licenciado em Engenharia Químico-Industrial pelo Instituto Superior Técnico, com Mestrado em Engenharia Química, pela Universidade de Kansas, e em Gestão de Projectos, pela Universidade Aberta, desde cedo dedicou a sua vida à defesa da Engenharia Informática em Portugal, tarefa que iniciou com a criação da Associação Portuguesa de Informática.

Era docente do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, aí sendo responsável pelas cadeiras de Gestão de Sistemas de Informação e Aspetos Sócio-Profissionais da Informática.

O Eng.º Simões Monteiro era sócio fundador e Diretor-Geral da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI).

Foi Presidente da Amnistia Internacional Portugal, organização de defesa dos direitos humanos que, em 1981, ajudou a fundar. A sua vida sempre se pautou pelas causas sociais, sendo seu lema “Direitos Humanos, sempre”.

Foi o representante português no Technical Committee 9 - "Informática e Sociedade", da International Federation for Information Processing (IFIP) e Membro da Comissão de Programa da fileira Telecooperação, 15th IFIP World Computer Congress, Viena/Budapeste, 1998.

Faleceu a 18 de maio de 2007, aos 64 anos.

3- Mesa da Assembleia Geral

3.1- Presidente

José Joaquim da Silva Dias Coelho (Presidente da Direcção da APDSI até Março de 2014)

3.2- Secretária

Margarida PiresMaria Margarida Baptista Macedo Pires

Licenciada em Matemáticas pela Faculdade de Ciências de Lisboa em 1972, inicia a sua carreira como Assistente do ISE - Instituto Superior de Economia e em 1973 ingressa nos quadros dos TLP - Telefones de Lisboa e Porto, como especialista de Análise e Programação, tendo, ao longo de 18 anos, exercido diversas funções na empresa, a última das quais de Diretora de Serviços de Informática.

Em 1991, é nomeada Diretora Geral da TIME SHARING - Sistemas de Informação, funções que exerce durante quatro anos. Ainda em 1991 integra o Conselho de Administração da IN  - Informática e Sistemas onde cumpre um mandato com funções não executivas. Em 1995, integra o Conselho de Administração da TELEPAC - Serviços de Telecomunicações, empresa do Grupo Portugal Telecom, onde exerce funções como Administradora Executiva. Em 1996, regressa à TIME SHARING, também do Grupo Portugal Telecom, como Presidente do Conselho de Administração, onde cumpre dois mandatos e, em 2001, assume a Presidência Executiva da PT CONTACT - Telemarketing e Serviços de Informação, onde exerce um mandato de três anos, tendo sido, em simultâneo, Gerente das empresas PLATOFORMA - Empresa de Trabalho Temporário e TELEMÁTICA - Consultores de Telecomunicações e Informática, até 2003.

Em 2003 lança uma empresa, CREATIVITY - Projetos e Software, exercendo funções ativas de gestão como Managing-Partner. De 2009 a 2013 exerce funções como Administradora Executiva da REFER TELECOM - Telecomunicações Ferroviárias. Reforma-se em 2013 e passa a desenvolver atividade como Consultora free-lancer.

4- Conselho Fiscal

4.1- Presidente

José Alberto Lopes Costa

4.2- Vice-presidente

Antonio Fernando Vasconcelos da CunhaAntónio Fernando Vasconcelos da Cunha

Nasceu no Porto, em 1943, onde iniciou os estudos e concluiu a Escola Industrial Infante D. Henrique e o Instituto Industrial do Porto. Em 1963, ingressou na Escola Naval e, em 1967, graduou-se na especialidade de engenheiro maquinista naval. Após cerca de três anos embarcado, ingressou no Massachusetts Institut of Technology onde obteve os graus de Ocean Engineer and Master of Science in Naval Architecture and Marine Engineering. Transferido para a especialidade de engenheiro construtor naval, prestou serviço na Inspeção de Reparação de Submarinos, no Arsenal do Alfeite, até 1976.

Tendo deixado a Marinha, ingressou na Rinave Portuguesa onde desempenhou funções de chefe de departamento de novas construções, após um ano de estágio na sociedade classificadora Det norske Veritas, em Oslo. Foi consultor naval e industrial, auditor da qualidade em regime de profissão liberal e assistente convidado no Curso de Engenharia Naval do Instituto Superior Técnico. MBA pela Universidade Nova de Lisboa, em 1983, foi designado, sucessivamente, vogal do Conselho de Administração da Docapesca, onde coordenou a modernização de infra-estruturas, equipamentos e informatização da venda em leilão nas lotas de nova geração, vogal do Conselho de Administração das Companhias Reunidas de Congelados e Bacalhau e da Sociedade Frigorífica de Peniche.

Foi presidente do Instituto de Gestão Informática e Financeira da Saúde, representante do Ministério da Saúde na Comissão de Contas junto da Comissão Administrativa para a Segurança Social dos Trabalhadores Migrantes da UE, assessor do Secretário de Estado da Saúde, coordenador da Comissão de Acompanhamento da Intervenção Estratégica para o Desenvolvimento da Telemedicina, representante do Ministério da Saúde na Missão para a Sociedade da Informação, membro da task-force para o ano 2000 do Ministério da Saúde e assessor do Conselho da Administração do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais nas áreas de sistemas de informação e qualidade. Regressou à Marinha, em 2002, para desempenar as funções de Diretor adjunto do Diretor do Arsenal do Alfeite, responsável pela coordenação das reparações de submarinos e navios de superfície, pelas áreas de Informática e Laboratórios, e pelo projeto de implementação do Sistema da Qualidade, que conduziu à certificação do estaleiro.

Sócio fundador da Associação para o Desenvolvimento da Telemedicina e da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, integra os Órgãos Sociais desta Associação e o respectivo Grupo Permanente de Estudos da Saúde. Assinou artigos sobre Telemedicina, em publicações nacionais e estrangeiras.

4.3- Vogal

Pedro SoutoPedro Manuel Natário do Nascimento Souto

Licenciado em organização e gestão de empresas pelo ISCTE em 1984, na condição de trabalhador estudante. Frequentou os programas executivos: GSMP - Global Senior Management Program (University of Chicago Booth / Instituto da Empresa, Londres / Madrid) em 2009; Strategy Masterclass (Templeton University, Oxford) em 2001; PAME - Programa Avançado de Marketing para executivos (Universidade Católica, Lisboa) em 1998.

Ao longo de 37 anos de vida profissional desempenhou funções técnicas e de gestão para empresas nacionais e multinacionais, nas áreas de estratégia, comercial, logística, sistemas de informação e financeira.

Nos últimos 25 anos desenvolveu a atividade de consultoria de gestão na Price Waterhouse, na Roland Berger, na PwC Consulting e na S-CA de que foi fundador. O foco principal da sua atividade tem sido o desenvolvimento de complexos programas de transformação organizacional e de negócios.

Exerceu atividade docente nas disciplinas de estratégia de e-business e de e-government em pós-graduações no INDEG e ISCEM.


5- Conselho Geral

5.1- Presidente da Mesa da Assembleia Geral

José Joaquim da Silva Dias Coelho (Presidente da Direção da APDSI até março de 2014)

5.2- Membros da Direção

5.3- Anteriores Presidentes da Mesa da Assembleia Geral

Raúl Manuel Gouveia Bordalo Junqueiro (falecido)

5.4- Anteriores Presidentes da Direção

José Joaquim da Silva Dias Coelho (até março de 2014)

6- Membros aprovados em Assembleia Geral


Composição decorrente da aprovação em Assembleia Geral de 18 de março de 2014.

7- Secretariado

Joana Mascarenhas Moreira

8 - Comunicação

Daniela Azevedo e Abreu da Silva Ferreira

Página atualizada em 06-06-2016