logotipo da APDSIAssociação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação

Está aqui:Menu de serviço >> Resultados da Pesquisa

Conferência da APDSI: "Um Mergulho no Escuro da Deep e Dark Web"

DEEP_DARK_WEB
 
A APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação - organizou a conferência "Um Mergulho no Escuro da Deep e Dark Web".
 
O evento realizou-se no dia 13 de outubro no Museu da Água (Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos), em Lisboa.
 
A Deep Web, a parte da rede invisível para os sistemas e mecanismos de pesquisa na Internet, é onde estão redes sociais, sítios web de partilha de fotos e vídeos, catálogos de bibliotecas, sistemas de reservas de companhias aéreas, listas telefónicas e todos os tipos de bases de dados científicos. Estima-se que este conteúdo oculto, a que não conseguimos aceder a partir dos tradicionais motores de busca, corresponda a cerca de 95% de toda a web.
 
Esta Deep Web, "escondida" sob um manto de invisibilidade que a tecnologia lhe proporciona, permitiu a utilização e crescimento de uma nova Internet descentralizada, cifrada, perigosa e muito para além da legislação.
 
Se em boa parte da Deep Web estão sítios e páginas com informação útil e importante, a verdade é que outro fragmento é acedido através do recurso a uma peça de software conhecida por TOR - o canto mais sombrio da Internet que permite aceder a uma coleção de sites secretos, que terminam em .onion. Este sistema é utilizado por quem, na sua atividade na web, não quer ser rastreado. Para isso, o modelo subjacente ao TOR proporciona um sistema de retransmissão que remete sinais entre diferentes computadores habilitados para TOR em todo o mundo. Na última década, este método tornou-se um centro para mercados negros que vendem ou distribuem drogas (um exemplo é o famoso Silk Road), cartões de crédito roubados, pornografia ilegal, media pirateada e muito mais.
 
A Deep Web merece, assim, ser analisada de forma a determinar se devemos ou não mudar a forma como se exploram as informações e elementos online e examinar as questões da privacidade e as ameaças que dela podem advir. No mesmo sentido, a APDSI entende que importa compreender quais são as oportunidades de que dispõem organizações e indivíduos.
 
Leia a notícia completa. Em breve disponibilizamos-lhe os vídeos da sessão.
 

Apoios:

logoEPAL_Grupo  

Observações

Publicado em Out 3, 2017 , por APDSI em Categoria: Sociedade

Partilhar

Documentos produzidos

  • icone para PDF
    Programa da conferência "Um Mergulho no Escuro da Deep e Dark Web"
  • icone para PDF
    Notícia
    Conferência da APDSI discute problemas e oportunidades na Deep e Dark Web