logotipo da APDSIAssociação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação

Está aqui:Menu de serviço >> Resultados da Pesquisa

Lançamento do cenário “No Limiar da Autodeterminação da Inteligência Artificial?”

Marque na Agenda__Futuros_APDSI
 
A APDSI, Associação para a Promoção e o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, apresentou o cenário "No Limiar da Autodeterminação da Inteligência Artificial?" no dia 20 de fevereiro, no pequeno auditório da Culturgest, em Lisboa. O estudo completo, a notícia, a apresentação e os vídeos já estão disponíveis.

O encontro foi organizado pelo Grupo "Futuros da Sociedade da Informação". Este contexto agora apresentado vem na sequência do “Aprofundamento da era Digital - Um Cenário para 2030”, de 2016.
 
Ainda estamos a tempo de impedir a auto - determinação da IA em desenvolvimento? Se se confirmar a autodeterminação da IA e se o “Valor Acrescentado Artificial” for superior ao “Valor Acrescentado do Humano”, para que servirá o Homo Sapiens? Estas foram algumas questões a que a APDSI procurou responder na sessão de 20 de fevereiro.
 
Como ponto de partida estabeleceu-se que estamos numa Sociedade da Informação e do Conhecimento avançada, em que é maior a apetência dos cidadãos pela utilização de tecnologias de informação e outras com elas interligadas. Independentemente do que vier a acontecer, o processo seguido até aqui constitui também uma tentativa de dar sentido a um futuro que é incerto, mas também de promoção de algum pensamento criativo face ao conhecimento convencional.
 
Painel de abertura da sessão de apresentação do cenário
 
Arlindo Oliveira, presidente do Instituto Superior Técnico, falou sobre "O Futuro Digital e o Cenário Apresentado", numa intervenção seguida de debate.

Observações

Publicado em Jan 31, 2018 , por APDSI em Categoria: Sociedade

Partilhar

Documentos produzidos

  • icone para PDF
    Programa do cenário “No Limiar da Autodeterminação da Inteligência Artificial?”
  • icone para PDF
    Cenário "No Limiar da Autodeterminação da Inteligência Artificial?"

    O cenário que caracterizamos neste documento resulta de um cruzamento de uma dimensão tecnológica e de uma hiper-dimensão societal, a que chamámos de contexto, não esquecendo que o cenário trabalhado tem a Sociedade da Informação no seu centro.

  • icone para PDF
    Cenário disruptivo
    Apresentação de Francisco Tomé | GFSI - APDSI
  • icone para PDF
    APDSI apresentou o cenário “No Limiar da Autodeterminação da Inteligência Artificial?”

    No cenário apresentado o grupo concluiu que as tendências que vão influenciar o futuro da Sociedade da Informação são económicas, políticas, societais, tecnológicas, legais e ambientais.

  • icone para link
    icone para visualizar conteúdo
    Cenário disruptivo
    Apresentação de Pedro Miguel Ribeiro | GFSI - APDSI
  • icone para link
    Cenário disruptivo
    Francisco Tomé | GFSI - APDSI