logotipo da APDSIAssociação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação

Está aqui:Menu de serviço >> Resultados da Pesquisa

Estudo "Casa na Hora - Reinventar um Processo Básico para o Cidadão"

Lisboa, 15 de Fevereiro de 2007 – A APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação apresentou os resultados de um estudo efectuado ao longo dos últimos seis meses sobre as hipóteses de simplificação do processo de compra de habitação.

A Casa na Hora prevê a redução de 13 para 3 do número de passos necessários para concretizar o processo de aquisição de imóvel. A proposta é sustentada numa reengenharia de processos no backoffice, orientada à informatização dos serviços, a uma maior desmaterialização de processos e à interoperabilidade da informação entre serviços.

O grupo de trabalho responsável pelo desenvolvimento do estudo identificou um conjunto de questões que contribuem de forma negativa para a excessiva burocracia que envolve a aquisição de um imóvel. Entre os aspectos observados distinguem-se a inexistência de uma entidade coordenadora do processo de aquisição, a inexistência de uma perspectiva integrada, as diferenças de visão e perspectiva dos vários organismos, a dificuldade de harmonização de conceitos e fraca informatização nos serviços envolvidos.


Observações

Publicado em Jan 30, 2007 , por APDSI em Categoria: Areas de intervenção

Partilhar

Documentos produzidos

  • icone para PDF
    Programa do Evento "Casa na Hora"
  • icone para PDF
    NI do evento "Casa na Hora"
  • icone para PDF
    Relatório do estudo "Casa na Hora"
  • icone para PDF
    Apresentação do estudo "Casa na Hora"
    Apresentação de Luis Vidigal