logotipo da APDSIAssociação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação

Está aqui:Menu de serviço >> Resultados da Pesquisa

Glossário da Sociedade da Informação - Versão 2007

No ano de 2005 a APDSI - Associação para Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação promoveu a realização de um projecto conducente à recolha, sistematização e divulgação da terminologia portuguesa considerada mais adequada para designar os conceitos relevantes da Sociedade da Informação em que vivemos. Hoje, lança a segunda edição.

O entendimento subjacente a esse projecto foi de que se utiliza com frequência a terminologia anglo-saxónica em contextos onde, sem grande dificuldade, podem ser usados termos em português, e também de que muitos conceitos naquele vasto domínio necessitam de uma definição conjugando na medida do possível rigor, concisão e acessibilidade.Como resultado final surgiu um documento intitulado “Glossário da Sociedade da Informação”, onde foram incluídas mais de quatrocentos termos em português acompanhados das respectivas definições, com os equivalentes em inglês e outros itens auxiliares que os autores acharam constituir uma contribuição adicional para um melhor entendimento dos termos seleccionados: classificação gramatical, sinónimos e termos relacionados.

Na nota introdutória do glossário salientava-se que se tratava de um documento datado, que certamente sofreria desactualização resultante da rápida evolução tecnológica e consequentemente terminológica no âmbito da Sociedade da Informação. A equipa nuclear que participou no projecto inicial encetou em 2006 um trabalho de revisão e actualização do glossário, a partir dos conhecimentos próprios e da experiência adquirida e também com o auxílio inestimável de numerosas críticas e sugestões que o documento suscitou da parte de muitas pessoas, e não apenas de pessoas com formação técnica.

Como resultado do trabalho desenvolvido, a APDSI apresenta uma segunda edição do “GLOSSÁRIO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO”, que inclui praticamente todos os termos da edição original (embora tenham sido objecto de uma cuidadosa revisão) e ainda cerca de setenta novos termos, o que perfaz no total mais de quinhentas entradas lexicais. No documento agora apresentado, após o glossário propriamente dito encontra-se uma tabela de correspondências entre os termos ingleses e os portugueses que o integram e, em relação à primeira edição, apresenta-se uma tabela nova contendo todas as abreviaturas utilizadas, quer em português quer em inglês, acompanhadas dos respectivos significados por extenso.

Uma lista de mais de cinquenta referências documentais que foram utilizadas na elaboração do glossário completam o presente documento

Observações

Publicado em Abr 3, 2007 , por APDSI em Categoria: Sociedade

Partilhar

Documentos produzidos

  • icone para PDF
    APDSI lança segunda edição do Glossário da Sociedade da Informação com 70 novos termos
  • icone para PDF
    Glossário da Sociedade de Informação (ed. 2007)

    No ano de 2005 a APDSI lançou um projecto destinado à recolha, sistematização e divulgação da terminologia portuguesa considerada mais adequada para representar os conceitos relevantes da Sociedade da Informação em que vivemos. Esse projecto conduziu à elaboração de um documento intitulado “GLOSSÁRIO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO”, onde foram incluídas mais de quatrocentos termos em português, com os equivalentes em inglês e as respectivas definições em português, para além de outros itens auxiliares que contribuem para uma melhor compreensão dos termos seleccionados (classificação gramatical, sinónimos e termos relacionados).