logotipo da APDSIAssociação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação

Está aqui:Menu de serviço >> Resultados da Pesquisa

Homenagem a Uma Vida [2006]: Raúl Junqueiro

Raúl Junqueiro, natural de Viseu.

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, advogado, consultor e gestor de empresas.

Sector Público: Ingressou nos quadros dos ex-CTT/TLP em 1972, tendo aí desempenhado muitas funções relevantes, desde Secretário Geral de ambas as empresas até Director Geral dos TLP. Assumiu funções públicas de relevo, quer na área dos Ministérios das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, da Educação e do Trabalho, quer na administração de diversas empresas públicas, como a EPNC e a RTP. Abandonou o sector público em 1988 para se dedicar ao sector privado.

Sector Privado: Foi Consultor independente para muitas entidades privadas e públicas, como a Fundação Luso Americana, o Governo de Macau e a União Europeia, sempre no domínio das telecomunicações e das tecnologias de informação. Integrou o Conselho de Administração de diversas empresas e grupos privados, como a Interfina, tendo lançado novos projectos empresariais, como a Opcatelecom, a Finacom Serviços de Mensagens (paging) e a Radiomóvel (trunking).

Era sócio gerente da Clama, Estudos e Projectos, uma importante empresa de consultadoria na área das Comunicações, com clientes de grande prestígio, a nível nacional e internacional. Era também Presidente do Conselho de Administração da ITM, Inovação e Tecnologia Multimédia, uma empresa multimédia, especializada em soluções Internet/Intranet.

Actividade Política: Membro do Partido Socialista, foi seu dirigente, secretário nacional, deputado, Vice Presidente do respectivo grupo parlamentar, Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Educação e Secretário de Estado das Comunicações.

Outras actividades:Publicava artigos nos principais jornais e revistas portuguesas,era um conhecido conferencista e membro de múltiplas associações nacionais e internacionais na área das telecomunicações e tecnologias de informação. Pertencia aos órgãos sociais da APDC - Associação para o Desenvolvimento das Comunicações, tendo sido eleito recentemente Presidente da Direcção. Foi Presidente do Forum Multimédia 95 e Presidente da Comissão Organizadora do 6º Congresso das Comunicações, realizado em Novembro de 1996, em simultâneo com a Expotelecom. EraPresidente do Conselho Consultivo do Instituto das Comunicações de Portugal (ICP).

Observações

Publicado em Out 2, 2006 , por APDSI em Categoria: Homenagem a Uma Vida

Partilhar

Documentos produzidos

  • icone para PDF
    Regulamento do prémio
  • icone para PDF
    Programa convite
  • icone para PDF
    Nota de imprensa de entrega de prémio