logotipo da APDSIAssociação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação

Está aqui:Menu de serviço >> Resultados da Pesquisa

Estudo "O Papel da Sociedade da Informação no aproximar das Regiões"

A APDSI fez a apresentação pública do estudo "O papel da Sociedade da Informação no aproximar das Regiões". Foi a 25 de Setembro de 2007, na Fundação Calouste Gulbenkian, Auditório 3.
Apesar de todos os esforços dos vários Governos e das oportunidades criadas no âmbito da integração europeia, continuamos a assistir a um movimento migratório do interior para o litoral e ao abandono progressivo das localidades mais periféricas em favor dos centros urbanos.

Os maiores obstáculos aos esforços de aproximação das regiões mais desfavorecidas continuam a ser os níveis de educação e de formação dos estratos mais pobres da população. A Sociedade da Informação caracteriza-se pela relativização da componente espacial, capacitando as zonas mais remotas com novas formas de acesso à informação, ao trabalho, à educação, à saúde, etc. Este estudo pretende analisar as possibilidades de exploração das novas tecnologias da informação e comunicação na fixação das populações e no desenvolvimento das regiões mais periféricas e desfavorecidas.

Observações

Publicado em Set 25, 2007 , por APDSI em Categoria: Sociedade

Partilhar

Documentos produzidos

  • icone para PDF
    Relatório
    O papel da Sociedade da Informação no aproximar das regiões.
  • icone para PDF
    Programa do evento de apresentação do estudo