logotipo da APDSIAssociação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação

Está aqui:Menu de serviço >> Resultados da Pesquisa

8º Fórum da Arrábida da APDSI (2009) | "Repensar o futuro da Sociedade da Informação - O Papel do Poder Local"

Este encontro vem na continuidade dos encontros anuais realizados desde 2002 e tem como objectivo reunir um conjunto de personalidades que possam em conjunto, e de diferentes perspectivas, reflectir e explorar novas ideias e entendimentos sobre o que será o futuro da Sociedade da Informação e do Conhecimento em Portugal bem como avaliar o modo como o seu desenvolvimento pode ajudar a superar a crise económica que o mundo enfrenta e que, como sabemos, é cada vez mais complexo e incerto colocando-nos perante constantes desafios individuais e colectivos.

Pretende-se continuar um processo de análise e de reflexão sobre o que imaginamos ser o caminho para melhor desenvolvermos e endogeneizarmos os benefícios de uma sociedade baseada na informação e no conhecimento. Discutir ideias, baseadas em necessidades, valores e modos de comportamento em que acreditamos hoje, mas que permitam também posicionar-nos para além das nossas rotinas diárias e considerar papéis e intervenções alternativas a esses quotidianos, é também um objectivo a alcançar.

Pensar no futuro implica avaliarmos de que modo os mecanismos da Sociedade da Informação e do Conhecimento vão ao encontro das necessidades dos cidadãos, dos diferentes grupos sociais, dos agentes económicos e das instituições em geral.

Os resultados destas reflexões, sob a forma de conclusões do encontro, serão entregues aos Grupos Parlamentares, Membros do Governo, empresas e instituições associadas, para além da divulgação através da Internet e da Comunicação Social. Trata-se assim de um contributo da Associação para que o País não desperdice oportunidades emergentes.

Para além das interrogações e dúvidas que certamente irão ser endereçadas pelos Keynote Speakers existem outras questões que podem servir de ponto de partida para as análises e especulações sobre os temas a avaliar.

Serão constituídos Grupos de Reflexão, que terão actividade paralela, e no seio dos quais são debatidos os temas alvo do Fórum deste ano. Cada Grupo de Reflexão produzirá um conjunto de conclusões que traduzem sobretudo as perspectivas e recomendações do grupo sobre a actualidade e sobre o futuro.

Observações

Publicado em Out 9, 2009 , por APDSI em Categoria: Sociedade

Partilhar

Documentos produzidos

  • icone para PDF
    Slides João César das Neves
    Apresentação de João César das Neves.
  • icone para PDF
    Slides António Nogueira Leite
    Apresentação de António Nogueira Leite.