logotipo da APDSIAssociação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação

Está aqui:Menu de serviço >> Resultados da Pesquisa

Homenagem a Uma Vida [2009]: Lourenço Fernandes

Prof_Lourenco_Fernandes Obteve o grau de Engenheiro Electrotécnico no Instituto Superior Técnico, IST, em 1972, o de M. Phil e Ph.D. no Departamento de Engenharia Electrónica da Universidade de Southampton, durante 1976 e 1977, e o grau de agregado pela UTL/IST em 1989.

Em 2009 a APDSI homenageou o Prof. Lourenço Fernandes.

Nasceu em Lisboa, a 6 de Abril de 1950 e faleceu a 15 de Janeiro de 2005.


De 1972 a 1974, e de 1978 a 1979 trabalhou nos Correios e Telecomuicações de Portugal, no desenho de uma rede de controlo do stock nacional da companhia. De 1979 a 1980 foi responsável pela organização de um grupo de Planeamento de Telecomunicações.

Pertenceu ao Departamento de Engenharia Electrónica e de Computadores (DEI) do Instituto Superior Técnico, desde 1972 a 1988, data de criação do Departamento de Engenharia Informática (DEI), que integrou desde o início. Foi Professor Catedrático desse Departamento. Á data do seu falecimento era Presidente do DEI.

Foi Director do Instituto Superior de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC), desde a sua criação em 1980 até Agosto de 1997, tendo representado este Instituto no Conselho de Administração da AITEC desde a sua criação, até Agosto de 1997. Nessas funções e através do seu entusiasmo, motivou toda uma geração de novos empreendedores que os quais são hoje sócios/administradores de empresas da área das TIC, entre os quais e sendo difícil nomear todas, NovaBase, Rumos, SolSuni, SolS, Tecmic, Medidata.

Foi Director do FUNDETEC desde 1988 até Julho de 1998.

Esteve profundamente envolvido na criação do Taguspark, Parque de Ciência e Tecnologia, de que fez parte da Administração desde a sua criação, em 1992, a 1994. De igual modo, foi determinante na definição dos objectivos e estrutura do campus  do Instituto Superior Técnico no Taguspark.

Foi Director do Organismo Nacional de Informática (ONI), do Ministério do Trabalho e da Solidariedade, desde Agosto de 1997. Liderou, neste organismo, a realização de dois importantes relatórios de diagnóstico do Sistema de Segurança Social Português, um sobre o Sistema de Informação e respectiva infra-estrutura a nível nacional e outro sobre os recursos humanos informáticos, de que resultou a criação do Instituto de Informática e Estatística da Solidariedade (IIES) em 1999.

Foi Presidente do Conselho Directivo do IIES desde a sua criação até 30 de Setembro de 2001, onde desempenhou um papel activo e decisivo na reestruturação, quer tecnológica quer da organização, do Sistema de Segurança Social, criando as condições para a implementação do respectivo sistema de informação, na vertente da rede de comunicações e equipamentos, na constituição de Bases de Dados Nacionais e na disponibilização de serviços on-line a cidadãos e empresas. Ainda no âmbito destas funções liderou um extensivo programa de formação, a nível nacional, de gestão da mudança organizacional e direccionado para as novas aplicações.

À data do seu falecimento estava envolvido na criação de um organismo de interface entre a Universidade e a Indústria, de estrutura inovadora, o Laboratório de Excelência em Mobilidade, LEME, através do qual iria ter um papel catalisador na criação de doutoramentos de elevada qualidade.

Ao longo da sua actividade profissional participou em inúmeras comissões e grupos de trabalho, de avaliação de política científica, tecnológica e de desenvolvimento, nacionais e internacionais e orientou várias teses de mestrado e doutoramento.

Publicou mais de 60 trabalhos científicos, tecnológicos e, pedagógicos, de âmbito nacional e internacional.

Recebeu, em co-autoria, dois prémios na área de instrumentação biomédica.

Observações

Publicado em Dez 15, 2009 , por APDSI em Categoria: Homenagem a Uma Vida

Partilhar

Documentos produzidos