logotipo da APDSIAssociação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação

Está aqui:Menu de serviço >> Resultados da Pesquisa

10ª Tomada de Posição do GAN: O Plano Tecnológico e a Agenda Digital

A APDSI assinalou o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação com várias iniciativas.

As actividades foram dinamizadas, a partir das 14h30, na Fundação Portuguesa das Comunicações. Para além do lançamento da edição 2011 do Glossário da Sociedade da Informação e da apresentação do livro "Do Plano Tecnológico à Agenda Digital - cinco anos de tomadas de posição do grupo de alto nível da APDSI", foi apresentada, também, a 10ª tomada de posição do Grupo de Alto Nível (GAN) da APDSI sobre o caminho percorrido do Plano Tecnológico (PT) à Agenda Digital (anunciada pelo Governo em Setembro de 2010 e enquadrada no Plano Tecnológico, em paralelo com a Estratégia Europa 2020 e a Agenda Digital Europeia).

O GAN considera que a generalidade dos resultados publicados sobre o PT são positivos, subsistindo, no entanto, alguns objectivos a serem alcançados. O Grupo destaca que é preciso assegurar a elevação dos níveis educativos médios e o esforço de aprendizagem, bem como os seus reflexos na economia portuguesa. Ainda na mesma avaliação pode ler-se que "progressos importantes foram conseguidos na ligação dos agregados familiares à banda larga".

Esta avaliação do GAN assenta em três eixos. São eles o conhecimento, com o destaque para a importância da qualificação, a tecnologia, com o objectivo de se vencer o atraso tecnológico, e um novo impulso necessário à inovação. Pela positiva são destacados "os progressos na utilização da Internet, no número de alunos por computador nas escolas, no esforço para aumentar as competências científicas e tecnológicas e na mobilização das empresas". Por outro lado a análise do GAN diz que na Agenda Digital 2015 não se consegue "promover a alteração do perfil da indústria e dos serviços de modo a aumentar a produtividade e a competitividade, nem é evidente a estratégia de médio e longo prazo que é posta em prática e que o país precisaria para corrigir a actual trajectória e construir a sociedade da informação e do conhecimento".

O GAN é composto por um pequeno número de membros seleccionados individualmente pela direcção da APDSI, colocando o seu conhecimento e experiência ao serviço da comunidade nacional.

Observações

Publicado em Mai 23, 2011 , por APDSI em Categoria: Negócio Electrónico

Partilhar

Documentos produzidos

  • icone para PDF
    10ª Tomada de Posição do GAN
    10ª Tomada de Posição pública do GAN sobre o Plano Tecnológico e a Agenda Digital.
  • icone para PDF
    Cinco anos de tomadas de posição do GAN
    Do Plano Tecnológico à Agenda Digital - Cinco anos de tomadas de posição do GAN.
  • icone para PDF
    Apresentação do eng. João Matias
    Do Plano Tecnológico à Agenda Digital - Apresentação do eng. João Matias.
  • icone para link
    icone para visualizar conteúdo
    Apresentação do livro da APDSI e das Tomadas de Posição do GAN
    Apresentação do livro da APDSI e das Tomadas de Posição do GAN da 1ª à 9ª.
  • icone para link
    icone para visualizar conteúdo
    Apresentação da 10ª Tomada de Posição do GAN pelo Eng. João Matias
    Apresentação da 10ª Tomada de Posição do GAN pelo Eng. João Matias.