logotipo da APDSIAssociação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação

Está aqui:Menu de serviço >> Resultados da Pesquisa

Prémio "Personalidade da Sociedade da Informação" do ano 2011: António Barreto

A APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação - anuncia o galardoado com o Prémio "Personalidade da Sociedade de Informação".

António Barreto, Sociólogo e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos, foi galardoado com o Prémio "Personalidade da Sociedade da Informação" do ano 2011 pelo contributo para o desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento em Portugal, nomeadamente pelo seu empenho na criação e desenvolvimento da "PORDATA – Base da Dados Portugal Contemporâneo".

António Barreto licenciou-se em Sociologia, na Universidade de Genebra, em 1968. Foi assistente daquela Universidade, até 1970, onde voltaria para se doutorar, em 1985. Foi investigador do Instituto de Pesquisas das Nações Unidas para o Desenvolvimento Social, de 1969 a 1974, do Gabinete de Estudos Rurais da Universidade Católica Portuguesa, entre 1974 e 1982, e do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, de 1982 a 2008, jubilando-se em 2009. Foi professor de Sociologia nas Faculdades de Ciências Sociais e Humanas e de Direito da Universidade Nova de Lisboa, tendo feito parte da Comissão Instaladora desta última. Foi também membro do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Estatística. Em 2009 assumiu a presidência do Conselho de Administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos, onde criou o portal de informação estatística Pordata.

A selecção foi efectuada por um Júri, formado por personalidades de reconhecido mérito e idoneidade, com a seguinte composição:

- Prof. J. Dias Coelho, Presidente da APDSI, que presidiu;
- Eng.º Francisco Maria Balsemão, Administrador da Impresa;
- Eng.º. Vitor Rodrigues, Director-Geral da Oracle Portugal:
- Eng.º José Carlos Gonçalves, Presidente da Logica;
- Dr. Elísio Borges Maia, Presidente da AMA;
- Prof. Luis Magalhães, Presidente da UMIC;
- Dr. Pedro Norton, Presidente da APDC;
- Eng.º Francisco Godinho, Prémio Personalidade 2003;
- Eng.º João Picoito, Prémio Personalidade 2004;
- Prof. António Dias de Figueiredo, Prémio Personalidade 2005;
- Dr. José Magalhães, Prémio Personalidade 2006;
- Prof. José Tribolet, Prémio Personalidade 2007;
- Dr. João Tiago Silveira, Prémio Personalidade 2008;
- Dr. Vasco Trigo, Prémio Personalidade 2009;
- Eng.º Zeinal Bava, Prémio Personalidade 2010.

Com estas distinções, que contam com o patrocínio da Oracle e da Logica e com o apoio do semanário Expresso, a APDSI pretende realçar a acção daqueles que mais contribuíram para a prossecução dos objectivos da Associação, nomeadamente a promoção e dinamização de projectos de relevância pública no âmbito da Sociedade da Informação em Portugal.

Estes prémios deverão ser entregues durante o mês de Novembro, em data e local a designar, contando novamente com o patrocínio da Oracle e da Logica e o apoio do Jornal Expresso.

Observações

Publicado em Nov 2, 2011 , por APDSI em Categoria: Prémio Personalidade

Partilhar

Documentos produzidos