logotipo da APDSIAssociação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação

Está aqui:Menu de serviço >> Resultados da Pesquisa

Estudo e-Justiça - O que o sector da Justiça em Portugal tem a ganhar com o desenvolvimento da Sociedade da Informação

Constatamos todos os dias a morosidade do sistema judicial, nomeadamente no encaminhamento e no desembaraço dos processos, na tomada de decisão, no controlo dos vários intervenientes e no acesso à informação pertinente. Assim, importa promover uma reflexão sobre as estratégias a seguir de forma a melhorar o funcionamento da Justiça, por exemplo, considerando a Internet como plataforma para o desenvolvimento do trabalho cooperativo entre todos os intervenientes no sistema judiciário. Torna-se urgente a adopção de sistemas de gestão documental e de fluxos de trabalho, técnicas de controlo de processos e de cargas de trabalho, de forma a tornar mais fluido e económico o funcionamento da Justiça em Portugal.

 

A APDSI juntou numa conferência os principais intervenientes provenientes dos diferentes sectores com responsabilidades no estabelecimento de um Sistema Judiciário eficiente e de qualidade tendo por base o uso de serviços telemáticos. A conferência contou com a colaboração de juizes, magistrados, advogados, funcionários judiciais, associações cívicas e outros interessados na aceleração e automatização do funcionamento do aparelho judiciário.

Observações

Publicado em Abr 6, 2006 , por APDSI em Categoria: Justiça

Partilhar

Documentos produzidos

  • icone para PDF
    Programa do evento de apresentação do estudo
  • Justiça deve aprofundar aposta nas novas tecnologias da informação

    Lisboa, 7 de Abril de 2006 – A mudança da acção da Justiça passa por uma maior e mais profunda utilização das tecnologias proporcionadas pelo desenvolvimento da Sociedade da Informação. Para que tal aconteça, o sector terá que aprender a actuar "em tempo útil, com evidência e transparência processual, em segurança, com a confidencialidade esperada e com qualidade". Esta é uma das conclusões do estudo "e- Justiça – O que o sector da Justiça em Portugal tem a ganhar com o desenvolvimento da Sociedade da Informação", realizado por um grupo de trabalho da APDSI.

  • icone para PDF
    Apresentação - O que o Sector da Justiça em Portugal tem a ganhar com o desenvolvimento da Sociedade da Informação
    Apresentação realizada por Dr.a Maria Helena Monteiro.
  • icone para PDF
    Relatório final do estudo

    Portugal será confrontado ao longo desta década com um conjunto de desafios decorrentes do inevitável crescimento da importância da Sociedade da Informação e do alargamento do espaço económico da União Europeia com a integração de vários países do Leste Europeu. Torna-se ainda absolutamente necessário recuperar os valores tradicionais e desenvolver a capacidade estratégica dos portugueses o que só é possível, criando grupos de pessoas que se entendam e complementem durante períodos de tempo consideráveis. Estes dois factores são de tal forma críticos que, numa sociedade baseada na informação e no conhecimento, serão determinantes para a produtividade e a competitividade do país no futuro.