logotipo da APDSIAssociação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação

Está aqui:Menu de serviço >> Resultados da Pesquisa

Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI'2012) - Portugal obtém o melhor resultado de sempre

De 23 a 30 de setembro realizaram-se em Sirmione (Itália) as 24as Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI), nas quais Portugal conseguiu o melhor resultado de sempre.

Desde 1992 que Portugal participa neste evento, enviando os seus melhores alunos selecionados através das Olimpíadas Nacionais de Informática, organizadas presentemente pela APDSI. Este ano a delegação portuguesa foi constituída pelos alunos Pedro Paredes (Esc. Sec. Avelar Brotero - Coimbra), Afonso Santos (Esc. Tec. e Liceal de Sto. António - Estoril), Francisco Machado (Esc. Sec. Infanta D. Maria - Coimbra), João Ramos (Esc. Sec. Avelar Brotero - Coimbra), sendo liderada por Pedro Ribeiro (Delegation Leader - Universidade do Porto), co-adjuvado por Rodrigo Gomes (Deputy Leader - aluno do MIT).

ONI_4portugueses_2012

ioi2012
310 alunos de escolas secundárias provenientes de mais de 80 diferentes países participaram neste evento. Para além de um variado programa social, dois dias de competição, de cinco horas e três problemas cada, colocam à prova os conhecimentos informáticos e algorítmicos de todos os participantes, que dão o seu melhor para representarem o seu país.

Em 2012 os resultados alcançados foram excelentes, sendo que a delegação portuguesa viu o seu árduo trabalho de preparação colher frutos com a obtenção de duas medalhas de bronze, por intermédio dos alunos Pedro Paredes e Francisco Machado. Este é o melhor resultado português de sempre nas Olimpíadas e vem culminar um período entre 2009 e 2012 onde Portugal conquistou quatro medalhas (uma de bronze em 2009, outra de bronze em 2011 e agora duas de bronze).

Durante as IOI foram também entregues os prémios correspondentes ao Concurso Ibero-Americano de Informática por Correspondência (CIIC), uma prova internacional destinada a preparar os melhores alunos de vários países da América Latina e da Península Ibérica para as IOI. Os melhores alunos das Olimpíadas Nacionais foram convidados para representar Portugal no CIIC e o resultado global foi também muito bom, com a obtenção de três medalhas de prata (Pedro Paredes, João Ramos e Afonso Santos) e quatro medalhas de Bronze (Francisco Machado, Miguel Duarte, Pedro Silva e Rui Andrade).

Em 2013 teremos nova edição das Olimpíadas Nacionais de Informática, disputada em várias fases de selecção, e culminando na selecção dos alunos que irão representar Portugal nas 25as Olimpíadas Internacionais de Informática, que se irão realizar em Julho de 2013 em Brisbane, na Austrália.

As Olimpíadas Nacionais de Informática, um concurso de âmbito nacional, promovido e organizado pela APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, destinado aos jovens que frequentam o ensino secundário ou o ensino básico em todo o território nacional.

Co-financiamento:
TICE_COMP_QREN_UE






Observações

Publicado em Out 2, 2012 , por APDSI em Categoria: Educação

Partilhar

Documentos produzidos

  • icone para link
    Resultados oficiais
    Link para os resultados oficiais