logotipo da APDSIAssociação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação

Está aqui:Menu de serviço >> Resultados da Pesquisa

Workshop CEDT: Eficiência Organizacional da Administração Pública

O auditório dos CTT, em Lisboa, recebeu, a 14 de junho de 2012, o Workshop sobre Eficiência Organizacional da Administração Pública.  O evento foi organizado pelo Centro de Excelência em Desmaterialização de Transações (CEDT) e enquadrou-se na dinamização da área de Eficiência Organizacional do Pólo de Competitividade e Tecnologia - TICE.PT.

Este workshop teve como principal objetivo, por um lado, dar a conhecer projetos desenvolvidos na Administração Pública, pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), que concorrem para a eficiência e para a modernização administrativa e, por outro lado, promover a discussão e a geração de novos projetos de âmbito nacional e de novos projetos com enquadramento no âmbito dos concursos abertos do 7º Programa Quadro da Comissão Europeia. O evento contou com a participação de mais de 35 entidades e empresas, num total de mais de 50 participantes.

O Presidente de Direcção do CEDT, Jorge Batista, fez a sessão de abertura, seguido da intervenção de Pedro Coelho, dos CTT-Correios de Portugal e Manuel da Costa Honorato, Director do CEGER. As apresentações que antecederam o primeiro painel de discussão versaram sobre "o Balcão do Empreendedor, o Balcão Único Eletrónico para a prestação de serviços para as empresas" e as "Notificações Electrónicas", tendo, a primeira apresentação ficado a cargo de Sónia LasCasas, Directora do Dept. dos portais, serviços integrados e multicanal da AMA e a segunda apresentação a cargo de José Maria Pires, Sub Director-Geral da Justiça Tributária e Aduaneira.

No primeiro painel foram discutidas oportunidades de geração de novos projetos que concorrem para a eficiência organizacional da Administração Pública e a teve a moderação de Jorge Batista, Presidente de Direcção do CEDT. O painel de discussão contou com a participação e contributos de Sónia LasCasas, Directora do Dept. dos portais, serviços integrados e multicanal da AMA; José Maria Pires, SubDirector-Geral da Justiça Tributária e Aduaneira; Miguel Soares, Director de Inovação e Produto da Vortal; Rui Fontoura, CEO da Saphetyl; Paulo Jacinto Rodrigues, Swift Services Product Manager na SIBS; Mário Leitão, Director do INESC TEC e Delfina Sá Sores, Professora do DSI na Universidade do Minho.

O segundo painel de discussão contou com moderação de Paulo Calçada, Presidente da Eurocloud Portugal que dinamizou o tema sobre as oportunidades de desenvolvimento de projetos do âmbiro do 7º PQ, com foco no PCP (Pre-Commercial Procurement). O painel contou com a dinâmica participação de Luís Vidigal, Membro de Direcção da APDSI (cuja apresentação pode ver em baixo); Manuel da Costa Honorato, Director do CEGER; Paulo Veiga, CEO da EAD; Maria José Lucena e Vale, SubDirectora do Instituro Português Geográfico e José Pina Miranda, Director-Geral da Multicert.

Vasco Lagarto, Presidente da Comissão Executiva do TICE.PT, apresentou uma breve conclusão do evento na Sessão de Encerramento, seguindo-se a apresentação de José António de Azevedo Pereira, Director-Geral da Autoridade Tributária e Aduaneira que focou sobre "Uma administração tributária eletrónica".

Grandes desafios permanecem e é esperado que as TIC contribuam de forma determinante para uma Administração Pública mais eficiente, eficaz, inovadora e cooperante com empresas e cidadãos.

Observações

Publicado em Jun 22, 2012 , por APDSI em Categoria: Governação e Adm. Pública

Partilhar

Documentos produzidos

  • icone para PDF
    "Temos Que Arrumar a Casa"
    Apresentação do dr.Luís Vidigal sobre eficiência organizacional na AP.