logotipo da APDSIAssociação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação

Está aqui:Menu de serviço >> Resultados da Pesquisa

14ª Tomada de Posição do GAN: "Cultura e Arte na SI - Indústrias Criativas"

Inserida na iniciativa Guimarães - Capital Europeia da Cultura, a APDSI apresentou, a 29 de setembro de 2012, a sua 14ª Tomada de Posição do Grupo de Alto Nível, intitulada "Cultura e Arte na SI - Indústrias Criativas", no Auditório da Plataforma das Artes, em Guimarães.

Veja o vídeo e o documento final da Tomada de Posição, já disponíveis.

Num tempo de grande incerteza sobre o futuro, mesmo próximo, assistimos a alterações com impacto extremo no modo como se organizam as instituições e como o indivíduo aprende e trabalha. Ao mesmo tempo, emergem novas propostas para o seu lazer e entretenimento.

A fruição e o relacionamento humano, com vista à contemplação e uso do tempo em atividades ditas não produtivas, podem traduzir-se num alargamento de interesses e de criatividade. Estes benefícios, se aplicados em atividades produtivas podem potenciar aumentos de produtividade, contribuindo para um ganho de felicidade, de realização profissional e de capacidade de auto aprendizagem.

Aproveitando as iniciativas nacionais como a Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012 e o ressurgimento de zonas com atividade cultural nas nossas maiores cidades que teimam em se desenvolver e crescer em população criativa e atividade, mesmo perante as atuais restrições económicas, a APDSI entendeu ser oportuna esta tomada de posição.

Prof.Luis Borges Gouveia_GAN_APDSI
Prof.Luís Borges Gouveia | GAN - APDSI


Sobre o GAN

O Grupo de Alto Nível (GAN) tem a missão de facultar à Direcção da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da informação, de forma sistemática e continuada, uma avaliação qualitativa e quantitativa da acção dos Órgãos de Soberania e de outras iniciativas relevantes na área da Sociedade da Informação e do Conhecimento. O GAN conta como principais padrões de referência: programas eleitorais, as Grandes Opções do Plano e o programa do Governo, estudos e estatísticas nacionais da Comissão Europeia, da OCDE, da UNESCO, e outros documentos que se julguem pertinentes.

O GAN é actualmente composto por: António Brandão Moniz; António Carlos Santos; Francisco Velez Roxo; Joaquim Alves Lavado; Jorge Batista; João Matias; José Dias Coelho; José Gomes Almeida; Luís Amaral; Luís Borges Gouveia; Margarida Pires; Helena Monteiro; Pedro Souto; Rui Magalhães Baião; Vasco Trigo. A experiência e as responsabilidades profissionais dos membros constituem o principal valor do GAN – procurando-se que estejam representados vários sectores da economia e da sociedade portuguesas. O GAN produz periodicamente um documento de posição sobre um tema de interesse nacional, procurando-se sempre que o mesmo seja pertinente, actual e relevante relativamente à Sociedade da Informação.

Observações

Publicado em Set 17, 2012 , por APDSI em Categoria: Sociedade

Partilhar

Documentos produzidos

  • icone para PDF
    icone para link
    icone para visualizar conteúdo
    Apresentação da 14ª Tomada de Posição do GAN
    "Cultura e Arte na SI - Indústrias Criativas", por Luís Borges Gouveia.
  • icone para PDF
    Cultura e Arte na SI - Indústrias Criativas
    Documento final com as conclusões, análises e recomendações do GAN.
  • icone para PDF
    14ª Tomada de Posição do Grupo de Alto Nível da APDSI
    Num contexto muito marcado pela procura de novos padrões para a atividade humana, a criatividade e os aspetos culturais da nossa sociedade ganham particular importância, entende o GAN da APDSI.
  • icone para link
    icone para visualizar conteúdo
    Sessão de abertura
    Sessão de abertura da 14ª Tomada de Posição do GAN pelo Prof.Dias Coelho, presidente da Direção da APDSI.