logotipo da APDSIAssociação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação

Está aqui:Menu de serviço >> Resultados da Pesquisa

O "Cidadania 2.0" regressou a 26 e 27 de outubro

cidadania 2.0Lisboa voltou a acolher nos dias 26 e 27 de outubro de 2012, no Fórum Picoas, mais um evento "Cidadania 2.0".

Na sua 3ª edição, o "Cidadania 2.0" pretendeu estimular a discussão sobre novas formas de comunicação no seio da sociedade em Portugal, privilegiando o diálogo entre o Governo, Administração Pública, ONGs e os cidadãos em geral, através da apresentação de exemplos concretos de oportunidades e desafios proporcionados pelas ferramentas sociais.

Neste contexto, o presidente da Câmara Municipal de Mirandela, António Branco, foi um dos primeiros oradores a partilhar a sua experiência positiva, intitulada "Diálogos Abertos", usando o Facebook como canal alternativo de conversa semanal com os munícipes daquela cidade do interior norte do país.

No 1º dia do evento juntaram-se a este exemplo casos como o do Portal do Governo de Portugal, o projeto finlandês Brickstarter ou o Meu Rio, um movimento de participação cívica baseado numa plataforma online criado para os cidadãos do Rio de Janeiro se envolverem nos processos políticos que estão a transformar a cidade.

O programa do 1º dia culminou com um debate seguido de uma sessão de networking, num registo mais informal, organizada em parceria com a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI). O objetivo deste espaço foi promover a discussão, entre as entidades participantes, de temas polémicos relacionados com a utilização das ferramentas e redes sociais na cidadania.

O segundo dia do “Cidadania 2.0” destinou-se ao público em geral que quis dar dicas, procurar sinergias e contribuir para projetos de cidadania 2.0, de cidadãos para cidadãos. Catorze iniciativas de cidadania usando ferramentas como redes sociais, blogues ou outras plataformas online foram apresentadas neste último dia do evento.

De referir que, no ano passado, o número de participantes no local do evento superou a centena e mais de 400 pessoas acompanharam o “Cidadania 2.0 2011” online. Em 2012 acompanharam o evento mais de duas centenas de pessoas  e registaram-se cerca de 500 participantes via livestream.

O evento foi organizado pela Knowman.

Cidadania 2.0
À esquerda: Luís Vidigal | membro da Direção da APDSI

Observações

Publicado em Out 15, 2012 , por APDSI em Categoria: Parcerias

Partilhar

Documentos produzidos

  • icone para PDF
    Programa Cidadania 2.0

    26 e 27 outubro de 2012

  • icone para link
    Vídeo sobre o Cidadania 2.0
    «As ferramentas sociais são parte da vida»