logotipo da APDSIAssociação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação

Está aqui:Menu de serviço >> Resultados da Pesquisa

Conferência: Gestão Documental na Administração Pública

A APDSI organizou, no passado dia 6 de dezembro de 2012, uma conferência sobre "Gestão Documental na Administração Pública". O evento juntou na Torre do Tombo, em Lisboa, vários oradores com créditos dados na área da informação e gestão documental na Administração Pública que concluíram que o ciclo de vida dos documentos é, hoje em dia, uma preocupação fundamental.

Leia, em baixo, a notícia na íntegra e as apresentações já disponíveis.

Conferencia_Gestao_Documental2012 Abertura da conferência

A Administração Pública é, sem dúvida, o sistema de qualquer país que está mais associado aos recursos de informação e que exige maior rigor e competência na sua gestão. A sua atividade decorre entre formulários, cadastros, processos e regras de negócio, cadeias de decisão, representações simbólicas de pessoas, empresas, território, veículos, etc., que constituem um fluxo perpétuo de recursos vitais ao funcionamento e à sobrevivência das suas instituições.

A gestão documental na Administração Pública é uma das formas de responder aos desafios colocados com a necessidade de aceleração e transparência dos processos decisórios, seja qual for o seu meio (papel, suporte eletrónico, registo sonoro, visual ou audiovisual), mas só através de uma gestão do seu ciclo de vida se conseguirá manter a necessária autenticidade, fidedignidade e integridade. Uma gestão cuja implementação a APDSI considera imprescindível.

Estas foram algumas das preocupações plasmadas nesta conferência da APDSI, que decorreu sob coordenação do Eng.º Rafael António.
Patrocinios_Gestao_Documental_2012

Observações

Publicado em Nov 15, 2012 , por APDSI em Categoria: Governação e Adm. Pública

Partilhar

Documentos produzidos

  • icone para PDF
    Conferência: Gestão Documental na Administração Pública
    Veja o programa da conferência, à direita.
  • icone para PDF
    Ciclo de vida dos documentos é preocupação fundamental para a APDSI
    Conferência "Gestão Documental na Administração Pública".
  • icone para PDF
    icone para link
    icone para visualizar conteúdo
    Por uma Administração Pública mais Eficaz e Inteligente
    Apresentação de Dr. Luis Vidigal | Direção APDSI.
  • icone para PDF
    icone para link
    icone para visualizar conteúdo
    A Gestão Documental nos Serviços Partilhados
    Apresentação do Eng.º Gonçalo Caseiro | Vogal do Conselho Directivo da ESPAP.
  • icone para PDF
    icone para link
    icone para visualizar conteúdo
    O Caso da Polícia Judiciária
    Apresentação da Dr.ª Luisa Proença | Chefe de Área de Projetos, Inovação e Conhecimento da PJ.
  • icone para PDF
    icone para link
    icone para visualizar conteúdo
    Sistema de Gestão Documental do Exército – Vetor de Mudança
    Apresentação do Tenente Coronel Mário Jorge Batista Duarte Pereira | Estado Maior do Exército.
  • icone para PDF
    icone para link
    icone para visualizar conteúdo
    Livro "Gestão Documental na Perspetiva do MoReq2010"
    Apresentação do Eng.º Rafael António.
  • icone para PDF
    icone para link
    icone para visualizar conteúdo
    A Interoperabilidade e a Macroestrutura Funcional da Administração Central do Estado
    Apresentação de Dr.Pedro Penteado | Diretor do Projeto de Desenvolvimento da MEF.
  • icone para link
    icone para visualizar conteúdo
    A Gestão Documental na Administração Pública
    Apresentação da Eng.ª Maria João Marques | Gestora de Projeto AMA
  • icone para link
    icone para visualizar conteúdo
    Enterprise Content Management - No Caminho da Mudança e da Modernização Administrativa
    Apresentações de Dr.ª Conceição Isaac | Head of ECM, Fujitsu e Dr.ª Angélica Jorge | Diretora de Serviços de documentação e Relações Públicas