logotipo da APDSIAssociação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação

Está aqui:Menu de serviço >> Resultados da Pesquisa

Prémio "Personalidade da Sociedade da Informação" do ano 2012: Gonçalo Quadros

Goncalo_Quadros_Critical_Software

A APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação - anuncia o galardoado com o Prémio "Personalidade da Sociedade de Informação" no ano de 2012.
Gonçalo Quadros, tem 46 anos e é licenciado em Engenharia Eletrotécnica, ramo Informática, e doutorado em Redes de Computadores pela Universidade de Coimbra.

Iniciou a sua carreira num projeto de sistemas de informação do Banco Espírito Santo (BES), em 1986, ainda enquanto concluía a licenciatura. Um ano depois entrou para o centro de formação da EDP, de onde saiu três anos mais tarde para criar o primeiro sistema de informação para uma fábrica de papel, para a Soporcel. Em 1993 ganhou uma bolsa para frequentar o doutoramento e foi contratado para dar aulas nas universidades de Coimbra e de Aveiro.

Em 1998 fundou com colegas do doutoramento a Critical Software, empresa de que é Diretor-Geral e CEO. A empresa tem sede na Zona Industrial do Taveiro, em Coimbra, e Centros de Engenharia em Lisboa e Porto. Tem subsidiárias em San José (EUA), Southampton (Reino Unido), Bucareste (Roménia), São José dos Campos (Brasil), entre outras.

A seleção foi efetuada por um Júri, formado por personalidades de reconhecido mérito e idoneidade, com a seguinte composição:

- Prof. J. Dias Coelho, Presidente da APDSI, que presidiu
- Eng.º Francisco Maria Balsemão, Administrador da Impresa;
- Eng.º. Vitor Rodrigues, Director-Geral da Oracle Portugal:
- Eng.º José Carlos Gonçalves, Presidente da Logica;
- Eng.º Paulo Neves, Presidente da AMA;
- Prof. Pedro Carneiro, Executive Board da FCT
- Dr. Pedro Norton, Presidente da APDC
- Eng.º Francisco Godinho, Prémio Personalidade 2003;
- Eng.º João Picoito, Prémio Personalidade 2004;
- Prof. António Dias de Figueiredo, Prémio Personalidade 2005;
- Dr. José Magalhães, Prémio Personalidade 2006;
- Prof. José Tribolet, Prémio Personalidade 2007;
- Dr. João Tiago Silveira, Prémio Personalidade 2008;
- Dr. Vasco Trigo, Prémio Personalidade 2009;
- Eng.º Zeinal Bava, Prémio Personalidade 2010;
- Prof. António Barreto, Prémio Personalidade 2011

Com estas distinção, que conta com o patrocínio da Oracle e da Logica - CGI e com o apoio do semanário Expresso, a APDSI pretende realçar a ação daqueles que mais contribuíram para a prossecução dos objetivos da Associação, nomeadamente a promoção e dinamização de projectos de relevância pública no âmbito da Sociedade da Informação em Portugal.

Os Prémios "Personalidade da Sociedade da Informação" e Homenagem a "Uma Vida" deverão ser entregues durante o mês de janeiro, em data e local a designar, contando novamente com o patrocínio da Oracle e da Logica e o apoio do Jornal Expresso.

Observações

Publicado em Dez 26, 2012 , por APDSI em Categoria: Prémio Personalidade

Partilhar

Documentos produzidos