logotipo da APDSIAssociação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação

Está aqui:Menu de serviço >> Resultados da Pesquisa

Estudo: Interoperabilidade na Saúde - onde estamos?

interoperabilidade na saude
A APDSI apresentou publicamente o estudo “Interoperabilidade na Saúde - onde estamos”, a 26 de novembro de 2013
, no Auditório da Escola Nacional de Saúde Pública - UNL, em Lisboa, sob a coordenação do Dr. Fernando Rodrigues. Consulte, mais abaixo, a notícia, os vídeos e o estudo completo.
Interoperabilidade na saúde_2013 Legenda: Da esq. para a dir.: Dr. Fernando Rodrigues, Prof. J.Dias Coelho e Prof. Pedro Pita Barros

A existência de uma grande diversidade conceptual, plataformas de hardware e software distintas, procura e comunicação de informações clínicas e administrativas em tempo real e a viabilização do uso de sistemas de apoio à decisão cada vez mais sofisticados, obriga a uma integração comunicacional sistémica, contínua, progressiva e segura.

A complexidade que deriva dos vários agentes de saúde, incluindo hospitais, centros de saúde, laboratórios, ordens profissionais, seguradoras, sistemas de pagamento e associações de doentes, torna evidente a necessidade de garantir uma fluidez de informação - necessária e suficiente - entre todos os processos das diversas redes (nos seus diversos níveis de agregação de informação) em atividade e seus respetivos cruzamentos.

Foi a pensar na conjugação de todos estes aspetos que a APDSI se propôs estimular este estudo, convidando os associados e as personalidades e instituições relevantes na área, numa troca de conhecimentos sobre o momento que se vive em matéria de interoperabilidade na saúde.

Observações

Publicado em Nov 13, 2013 , por APDSI em Categoria: Saúde

Partilhar

Documentos produzidos

  • icone para PDF
    Estudo: Interoperabilidade na Saúde - onde estamos?
    Consulte ou descarregue, à direita, o programa da apresentação do estudo.
  • icone para PDF
    icone para link
    icone para visualizar conteúdo
    Estudo: Interoperabilidade na Saúde - onde estamos? - Apresentação Pública
    Apresentação do Dr. Fernando Rodrigues
  • icone para PDF
    Estudo completo: Interoperabilidade na Saúde - onde estamos?
    O objetivo deste estudo foi analisar as implicações que a interoperabilidade tem na saúde sendo fundamental evidenciar a situação no nosso país, temática que foi levantada pela APDSI em 2010.
  • icone para PDF
    Interoperabilidade na Saúde - onde estamos?
    Haverá uma solução única para todos os problemas que surgem em matéria de interoperabilidade na saúde? Poderá o Serviço Nacional de Saúde ser pensado e criado de outra maneira? Estas foram apenas algumas das questões que serviram de ponto de partida para a elaboração deste estudo cujo objetivo principal foi divulgar as experiências em marcha e as melhores práticas que existem no setor.
  • icone para link
    icone para visualizar conteúdo
    Prof. Pedro Pita Barros | Colaborador do estudo "Interoperabilidade na Saúde"
    Apresentação do Prof. Pedro Pita Barros