logotipo da APDSIAssociação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação

Está aqui:Menu de serviço >> Resultados da Pesquisa

Fórum da Acessibilidade Web 2014

Forum da acessibilidade web_imagem do evento
A APDSI e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., realizaram, a 27 de novembro, o Fórum da Acessibilidade Web 2014. O encontro realizou-se na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa.

O Fórum da Acessibilidade Web visa lançar um amplo debate sobre as necessidades de acessibilidade específicas que os cidadãos com alguma deficiência ou incapacidade têm e quais as ideias, medidas e projetos que estão a ser discutidos e implementados atualmente para colmatar a situação.

Por acessibilidade web entende-se a possibilidade de todos os cidadãos, independentemente das necessidades especiais que possam ou não ter, percecionarem, perceberem, navegarem e interagirem com a realidade online.

De acordo com dados da Comissão Europeia, existem cerca de 50 milhões de cidadãos europeus com deficiências que necessitam de ter acesso a conteúdos web (UE 2010). Segundo fonte da Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD 2010), um milhão desses potenciais utilizadores estão em Portugal o que inspira a APDSI e a FCT a colocarem o tema entre as prioridades dos responsáveis pelos sítios na web de empresas e instituições.

A acessibilidade web pode ser analisada em várias dimensões: ética no que respeita aos direitos à igualdade de acesso, social tendo em conta o envelhecimento da população mas também económica tendo por base o potencial económico de todas as pessoas envolvidas.

Leia a notícia e veja as apresentações já disponíveis.

Apoio:
UTAD

logo_utad

Observações

Publicado em Nov 13, 2014 , por APDSI em Categoria: Sociedade

Partilhar

Documentos produzidos

  • icone para PDF
    Fórum da Acessibilidade Web 2014
    Consulte, acima, o programa do Fórum
  • icone para PDF
    Acessibilidade Web - Ponto de Situação nas Empresas Portuguesas 2014
    Apresentação de Ramiro Gonçalves | UTAD, INESC TEC
  • icone para PDF
    Melhorar a Acessibilidade Web - Uma Estratégia Baseada na Correção dos Erros mais Comuns
    Apresentação de José Martins | UTAD
  • icone para PDF
    Acessibilidade dos Conteúdos Web dos Municípios Portugueses (2009-2014)
    Apresentação de Jorge Fernandes | FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P.
  • icone para PDF
    Acessibilidade dos Conteúdos Web no Setor da Saúde (2014)
    Apresentação de Pedro Moreira | Escola Nacional de Saúde Pública / UNL
  • icone para PDF
    APDSI quer uma web sem restrições para os cidadãos com necessidades especiais
    Na edição deste ano foi apresentado o estudo "Acessibilidade Web - Ponto de situação nas empresas portuguesas 2014", da autoria de alunos e professores da UTAD (Universidade de Trás os Montes e Alto Douro), membros do Grupo de Negócio Eletrónico (GNE) da APDSI, também foram dadas dicas para os programadores informáticos melhorarem a acessibilidade dos sites que constroem, além de terem sido apresentados os resultados dos níveis de acessibilidade dos conteúdos web dos municípios portugueses e no setor da saúde.